sábado, 21 de fevereiro de 2015

Cachorrão aventura de bike trilha chapéu do sol

Esse é nossa inspiração para pedalar em Várzea Grande-MT, quando se fala em ciclismo em várzea Grande Cachorrão Urel é a referencia. 

Ciclistas espalham bicicletas brancas como protestar contra mortes em MT

Bicicletas são colocadas nos locais onde ciclistas morreram no trânsito. 
Iniciativa é inspirada no movimento 'ghost bikes', realizado na Europa.

Bicicletas brancas são colocadas em locais onde ciclistas foram atropelados
Ciclistas espalharam bicicletas brancas pelas ruas e avenidas de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, para marcar os locais onde os colegas perderam a vida no trânsito. De acordo com o presidente da Associação MT Bikers, Fabian Martinelli, a intenção é conscientizar sobre o respeito e responsabilidade no trânsito.

“Gostaríamos que as pessoas se conscientizassem, pensassem mais no próximo porque é complicado sair de casa e não voltar mais por causa da irresponsabilidade de outro. É muito triste”, afirmou. A iniciativa é denominada de 'ghost bikes', que significa bicicletas fantasmas em inglês.
Uma bicicleta foi colocada na Avenida Miguel Sutil, na capital, onde o funcionário público Enéas Cardoso Filho foi atropelado por um adolescente que perdeu o controle do carro que dirigia e invaiu a calçada, atropelando três pessos. Duas vítimas sobreviveram e Enéas morreu. 

Outra bicicleta está amarrada a um poste no Bairro Construmat, em Várzea Grande. No local, um adolescente de 19 anos foi atropelado por um caminhão e arrastado por alguns metros.

O protesto silencioso cobra melhorias no trânsito, assim como a ampliação das ciclovias na Grande Cuiabá, como conta o arquiteto e membro do movimento 'Ciclovia Já', Abílio Brunini. "A ciclovia é o espaço ideal para o ciclista. Não é só a ciclovia porque não dá para colocar a ciclovia em todas as ruas da cidade. Também precisamos de ciclofaixas, precisa ter amparo e respeito para que a gente consiga conviver em harmonia", comentou.

Das quatro 'ghost bikes', três foram pintadas pelo Márcio de Sá, comerciante do ramo de bicicletas. “A gente vai até o local, pede autorização. Desde que não atrapalhe também o trânsito, a calçada, está tudo bem”, observa.

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de janeiro a novembro deste ano, foram realizados 311 atendimentos médicos de urgência para ciclistas em Cuiabá e Várzea Grande.
Fonte:http://www.expressomt.com.br/matogrosso/ciclistas-espalham-bicicletas-brancas-como-protestar-contra-mortes-em-mt-120625.html