quinta-feira, 26 de abril de 2012

Aventura com segurança

Quem não gosta de sair da rotina, conhecer novas paisagens e pedalar em meio à natureza exuberante?
Mas, para ir e voltar das trilhas só com boas lembranças, é preciso tomar alguns cuidados e fazer um bom planejamento para não ser pego por experiências negativas. Abaixo, algumas dicas úteis para quem vai fazer uma trilha de bike.
Antes de sair para a trilha, é necessário recolher todo tipo de informação relevante sobre o local, inclusive com quem já conhece a região. Ajudas valiosas também são de guias, mapas e da internet. Informações sobre o relevo, as condições meteorológicas do dia da sua pedalada e pontos de apoio são importantes nessa fase.
Calcular o tempo total de percurso da trilha ajuda o ciclista a ter em mente quanto de comida e água levar. O tempo de percurso varia de acordo com a experiência de pedal de cada um, a forma física etc. Se a pedalada for em grupo, deve-se tomar por base sempre as condições do menos experiente do grupo. Na hora de fazer a previsão, leve em consideração os imprevistos mecânicos e físicos, como pneu furado, quedas, erros de caminho e atrasos. Lembrete: é melhor ter comida e água em excesso do que em falta.
A segurança deve estar acima de qualquer motivação para fazer trilha. A primeira regra é nunca sair sozinho, pois em caso de uma queda mais severa ou problema mais complexo, os companheiros servem de suporte. Porém, se precisar ir mesmo sozinho, diga a seus familiares aonde vai e a que horas pretende voltar, além de levar documentos e alguma forma de comunicação.



Aproveite sua trilha com responsabilidade e volte cheio de boas lembranças!
 
fonte: bikecearà.

Nenhum comentário:

Postar um comentário